O que quer dizer Sororidade e por que você precisa dela
Hoje quero convidar você a refletir sobre um assunto muito importante que é a união entre as mulheres. Vamos falar sobre sororidade?
Sororidade, o que é?
A palavra, cuja origem está no latim sóror, que significa “irmãs”, ainda não se encontra no dicionário da língua portuguesa, mas o termo significa a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. O conceito da sororidade está fortemente presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, política e prática deste movimento de igualdade entre os gêneros.
Aliança feminina
Nas redes sociais e nas ruas, uma aliança feminina baseada em empatia, força e companheirismo ganha cada vez mais espaço, resultando em empoderamento feminino, além de trazer uma clara mensagem de uma mulher olhar para outra com solidariedade, sem julgamentos, e com sentimento de amizade e até cumplicidade. É ter empatia, ouvir e procurar entender o que a outra pensa e passa, mesmo que você não concorde. Afinal de contas, somos diferentes, vivemos vidas e dramas diferentes, temos crenças, culturas e criações distintas, mas isso não pode nos tornar inimigas ou concorrentes, precisamos ser apoio umas das outras.
Uma mudança de atitude
Esse movimento, novo ainda, representa a união entre mulheres em várias dimensões da vida e reflete de maneira exata a expressão "não somos concorrentes, somos irmãs" e quer fazer cair por terra aquela velha história de que mulher não é amiga de mulher de verdade, como os homens são uns dos outros.
A sensação de acolhimento que essa mudança de atitude e de visão trás, encoraja as mulheres a falarem sobre suas dores, medos, traumas e angústias, sem receios.
É a oportunidade de nós mulheres nos reconhecermos umas nas outras, podermos nos expressar e sabermos que seremos ouvidas sem críticas. E às vezes isso é tudo que mais precisamos.
Grupos de mulheres
A sensação de ser compreendida e de “pertencer” a um grupo é muito boa e pode ser valiosa para o crescimento pessoal, pois isso dá força para que possamos lutar por nossos ideais, além do que o “grupo” também trás uma sensação de proteção e segurança, principalmente quando essas mulheres combinam de andarem juntas, seja para ir ao trabalho, mercado ou faculdade.
No final das contas estamos falando muito mais do que sobre companheirismo e união, mas acima de tudo sobre respeito e apoio.
Vamos juntas?
No facebook tem uma página chamada “Vamos juntas”, criada pela Babi Souza, que já tem mais de 465 mil curtidas e que é um movimento para que mulheres andem juntas, saiam juntas do trabalho ou da faculdade até o ponto de ônibus, para que se sintam mais fortes e protegidas, evitando, muitas vezes, assaltos, assédios e até estupros.
O movimento “Vamos juntas” tem se espalhado Brasil afora, e mulheres de várias cidades estão se unindo para andarem em grupos, principalmente à noite, em lugares com pouco movimento.
E então, vamos começar a praticar a sororidade? Mesmo que você não conheça nenhum grupo, pode exercitar esses fundamentos em seu ciclo de amizades, entre suas colegas de trabalho ou de faculdade. Crie o hábito de combinar de andarem juntas em lugares ermos e, principalmente, aprenda a ouvir e deixe os julgamentos de lado. Juntas sempre seremos mais fortes!
Se você é louca por histórias que exaltam a força da mulher e nossa incrível capacidade de superar desafios, tragédias e obstáculos, conheça as sinopses dos meus livros em- https://www.autorarenatarcorrea.com/
Artigos que me ajudaram a compor este texto:
Gostou? Quer receber avisos por email sempre que tiver textos novos aqui no blog? Então inscreva-se logo aqui no site na página inicial!
Beijos e até a próxima!
Renata R. Corrêa